fbpx
Bragança: (11) 4034-6755 | Atibaia: (11) 4411-3454

Guia Rápido: Qual a diferença entre as Esquadrias de Aço e Alumínio?

Certamente você já se perguntou quais as diferenças e características das esquadrias de aço e alumínio… Ou mesmo, em algum momento já teve de explicar isso para alguém. Essa dúvida costuma ser muito comum no ramo, pensando nisso, resolvemos criar esse guia rápido para explicar de uma vez por todas para você a diferença entre as esquadrias de aço e as esquadrias de alumínio!

O que é uma Esquadria?

Primeiramente, caso você não esteja habituado aos termos utilizados na construção civil iremos te explicar o que é uma esquadria. Basicamente a esquadria é uma armação que se fixa em portas e janelas. Tendo a opção ser feita de vários materiais, o aço e o alumínio são dois desses materiais, utilizados como matéria prima, acabam sendo talvez as duas principais opções quando o assunto é esquadrias. Por qual optar? Isso é uma questão muito subjetiva e que dependera completamente do seu projeto e orçamento, porém iremos listar as características de ambos para te auxiliar nessa tomada de decisão.

Esquadrias de Aço.

Tecnicamente falando o aço é formado por uma liga de ferro + carbono e outros elementos químicos, tendo como principal característica a resistência a impactos, sendo assim um produto que traz maior segurança pelo fato de ser robusto.

Uma questão que temos que salientar é sobre a resistência a corrosão, os produtos que comercializamos aqui na Casa Verde recebem uma camada de zinco (aço galvanizado), uma camada de fosfato tricatiônico, pinturas de proteção e acabamento, possibilitando assim para peça uma resistência maior sobre a corrosão, porém isso não significa que fiquem isentos disso, pelo fato da matéria prima do produto ser sensível a oxidação, que se não tratado pode passar a se tornar uma corrosão e consequentemente gerar o hidróxido de ferro, o conhecido ferrugem.

Esquadrias de Alumínio.

Tem basicamente como principal conceito a alta resistência à corrosão, ideal para instalação em ambientes que contenham umidade. O alumínio é um metal que não entra em processo de oxidação, pelo menos quando falamos de materiais dentro das normas, algo que é extremamente importante para você averiguar antes de comprar sua esquadria. O alumínio traz também durabilidade, leveza e elegância aos produtos, são produtos que costumam ter um baixo custo e a fácil manutenção são pontos a se ressaltar também, sua limpeza pode ser feita de maneira bem fácil e simples apenas com água, sabão neutro e pano seco.

Conclusão

Podemos concluir que tanto as Esquadrias de Aço quanto as de Alumínio são ótimas opções para você estar adquirindo, é óbvio, que desde que esteja dentro das normas da ABNT NBR – 10.821, você certamente não terá problemas, essa norma assegura que o produto tenha passado por inúmeros testes, como por exemplo, a proteção contra a chuva e rajadas de vento, proporcione conforto térmico, traga luminosidade ao ambiente, contenha segurança e resistência além de durabilidade à ação do tempo.

O conselho que nós da Casa Verde damos é que você investigue a fundo o produto do qual estará adquirindo e não vá somente pelo preço, afinal, as portas e janelas influenciam diretamente no conforto e segurança da sua família.